Importância da radiografia na odontologia

Radiologia

Avaliação Clínica

A importância da radiografia na odontologia

Odontologia multidisciplinar

Avaliação clínica e planejamento do tratamento com a paciente

Começamos um novo ano com muitas expectativas e novidades. Os meios de diagnósticos por imagem digital tem avançado muito na área da medicina e não poderia ser diferente na odontologia.

Consideramos imprescindível para um ótimo diagnóstico e planejamento do tratamento alguns pré-requisitos e entre eles está coletar o máximo de dados sobre o problema de nosso paciente.

Isso é feito através de uma boa anamnese: neste momento, procura-se informações a respeito da sua queixa principal, histórico próprio e familiar de doenças, quais medicações está usando e tratamentos feitos anteriormente.

Passa-se então à avaliação clínica, examinando os tecidos moles da cavidade bucal incluindo o periodonto (gengiva) e dos tecidos duros (dentes).

Frequentemente o exame de imagem (radiografias e tomografias) é necessário para complementar o exame clínico, proporcionando um diagnóstico mais preciso. Atualmente sua necessidade tem sido cada vez mais reconhecida, pois é um importante meio de diagnóstico já que permite o dentista observar a situação dentro do osso.

A radiologia tem papel fundamental na clínica odontológica, proporcionando informações confiáveis e nem sempre possíveis de serem notadas no exame clínico, como, cáries ocultas, perdas ósseas, perfurações ou fraturas dentárias. A radiologia é imprescindível em áreas como a cirurgia bucomaxilofacial, ortodontia, implantodontia e periodontia.

Radiografia panorâmica

Radiografia Panorâmica Digital

Radiografia Panorâmica Digital

Atualmente é muito utilizada no início e no controle dos tratamentos dentários. A radiografia panorâmica é um importante exame radiográfico utilizado para o diagnóstico e planejamento terapêutico na odontologia.

É de fácil obtenção, pois sua realização é por fora da boca do paciente e num único exame vemos diversas estruturas importantes como todos os dentes de uma só vez, arcadas superior e inferior, seios maxilares, articulação tempo-mandibular (ATM), 

Através desse exame, pesquisam-se: cáries, dentes extranumerários, dentes não erupcionados, fraturas dentais, sisos, reabsorções ósseas e radiculares, cistos, infecções, sinusite e distúrbios da articulação temporomandibular.

Tomografia computadorizada 3D cone beam

Tomografia para planejamento de implante

A tomografia computadorizada é um exame de diagnóstico por imagem que utiliza raio-x, para produzir imagens tridimensionais no computador.

Muito utilizada para o planejamento de implantes dentários. Para a instalação de implantes, a tomografia computadorizada oferece uma imagem em 3D, apresentando todas as estruturas sem sobreposição.

Possibilita o cirurgião simular a cirurgia no computador, definindo o posicionamento e modelo do implante a ser utilizado.

Abaixo listamos muitas das indicações da tomografia cone beam:

  • Avaliação e planejamento para implantodontia
  • Realizar planejamento cirúrgico virtual
  • Localizar elementos dentais inclusos e sua relação com outras estruturas anatômicas
  • Avaliar o grau de reabsorção radicular de dentes adjacentes a caninos retidos
  • Determinar quantidade de osso para tracionamento ortodôntico
  • Localizar pequenas trincas e fraturas radiculares
  • Visualizar tamanho, forma e número de canais radiculares
  • Determinar quantidade, qualidade e inclinação do rebordo ósseo alveolar
  • Avaliar relação entre diâmetro das raízes e as tábuas ósseas vestibulares e linguais
  • Observar anomalias da Articulação Temporomandibular
  • Auxiliar no diagnóstico e delimitação das lesões patológicas
  • Avaliar os seios maxilares
  • Observar pacientes portadores de fenda palatina

Conclusão

O dentista precisa investigar todas as informações para poder realizar o diagnóstico de forma precisa e detalhada e em muitos casos só a avaliação clínica não é suficiente para coletar todos os dados, nestas situações as radiografias proporcionam uma visão mais aprofundada da situação, garantindo uma segurança e eficácia ao tratamento.

Os aparelhos de radiografias dentárias têm evoluído consideravelmente nos últimos anos, proporcionando uma maior segurança e menor radiação e tempo exposição com a radiografia digital. Vale ressaltar que nem todos os casos necessitaram de procedimentos radiográficos.

De forma alguma esgotamos todas informações sobre esse assunto. Abordaremos posteriormente cada indicação e benefício não só das radiografias panorâmicas e tomografias, mas também de outras radiografias utilizadas também na odontologia.

É necessário realizar uma consulta de avaliação para planejamento dos procedimentos necessários para o tratamento de cada paciente. Pode agendar sua consulta de avaliação pelo WhatsApp (21) 99414-9363, ligando para o nosso telefone (21) 3258-9580 ou pelo site www.cesbsaudebucal.com.

Deixe-nos seu comentário e/ou dúvidas que teremos o maior prazer em ajudar. Compartilhe esta ideia.

Não deixe de consultar o dentista, que é o mais preparado para orientar.

Receba nossas
Novidades
Leia antecipadamente nossos artigos sobre saúde bucal.
ASSINAR
close-link
>
%d blogueiros gostam disto: