Como é feita a Overdenture sobre Implantes dentários?

Implantodontia

Como é feita a Overdenture sobre Implantes dentários?

O desejo de pessoas que perderam os dentes é poder comer e falar com mais conforto e sorrir sem medo da dentadura se deslocar, aumentando a autoestima.

A dificuldade gerada pela ausência de dentes é um desafio para diversos pacientes, principalmente quando ele faz uso de uma prótese total (dentadura) que não está bem adaptada ou não apresenta uma estabilidade boa.

A reabilitação com implantes dentários e uma prótese Overdenture é uma excelente opção para esses pacientes que não querem mais utilizar uma dentadura comum.

Quer saber mais sobre a Overdenture?

Vamos explicar como o tratamento é planejado para se obter uma excelente resultado estético e segurança para o paciente.

O que é a prótese dentária tipo Overdenture?

Overdenture com dois implantes

Overdenture sobre dois implantes

A Overdenture ou Sobredentadura é uma dentadura (prótese dentária total removível) retida normalmente sobre dois ou três implantes dentários de titânio, realizada preferencialmente na mandíbula.

É uma técnica para reabilitar o paciente proporcionando maior segurança nas suas atividades e melhor mastigação e fonação que a dentadura convencional.

Como é feito o tratamento com implantes dentários e prótese Overdenture?

O tratamento é feito nas seguintes etapas:

  1. Avaliação clínica, imagem e planejamento
  2. Instalação dos implantes
  3. Instalação da prótese overdenture

Avaliação clínica, imagem e planejamento

Mandíbula edêntula

Primeiramente é feito todo um estudo da saúde geral e bucal (anamnese) e exames de imagens (tomografia) da arcada dentária do paciente para avaliar a quantidade de osso e identificar os locais para instalação dos implantes dentários com segurança.

Esses implantes dentários serão os responsáveis pela retenção da prótese dentária Overdenture.

Instalação dos implantes

Dois implantes instaladas para sobredentadura

Dois implantes instalados para overdenture

O procedimento de instalação de implantes dentários é feito no próprio consultório sob anestesia local, o que elimina qualquer dor e desconforto ao paciente durante o procedimento. Eles são instalados juntos, na mesma etapa cirúrgica.

Para que tudo ocorra tranquilamente no pós-operatório são necessários alguns cuidados, seguindo todas as orientações do cirurgião-dentista e evitando assim eventuais problemas.

Instalação da prótese overdenture

Overdenture inferior

Para esta etapa, é necessário que o paciente já possua uma dentadura adequada ou que previamente seja confeccionada uma nova prótese.

Uma vez que os implantes estejam na boca, é fixado dentro da prótese um encaixe de pressão que faz a conexão entre ela e os implantes. Dessa forma a overdenture fica retida, apoiada e estabilizada, permitindo que o paciente possa comer, falar, sorrir e gargalhar com segurança.

A prótese é instalada no mesmo dia, com isso em nenhum momento o paciente fica sem dentes.

Quais os benefícios da prótese Overdenture?

Os pacientes que perderam todos os dentes, principalmente na mandíbula, apresentam uma dificuldade de utilizar uma dentadura convencional, pois a área para segurar a prótese é muito pequena pelo próprio formato em “U” da mandíbula e a musculatura da língua e bochecha que empurram a prótese.

Overdenture com os o´rings

A prótese Overdenture oferece maior segurança que as dentaduras convencionais pois está presa pelos implantes dentários evitando que ela se desloque ou deslize enquanto a pessoa fala ou mastiga.

Para higienização o paciente deve remover a prótese Overdenture, o que facilita a escovação cuidadosa após as refeições, reduzindo o acúmulo de resíduo de alimentos e bactérias. A gengiva e os implantes também precisam ser higienizados antes de recolocar a prótese, garantindo uma saúde bucal perfeita.

A estética proporcionada por esse tipo de prótese é muito boa, pois possibilita um suporte do lábio e bochecha que estava prejudicado pela perda dos dentes, diminuindo as rugas de expressões faciais.

Resumindo as vantagens:

  • Tem mais segurança durante a alimentação
  • Melhora a mastigação, digestão e fala
  • Facilidade e praticidade na higienização da prótese
  • Suporte adequado do lábio e bochecha, melhorando a estética facial
  • Melhora da autoestima

A prótese Overdenture precisa ser substituída após um determinado período de tempo, definido pela literatura a cada 5 anos, podendo variar de paciente para paciente de acordo com os cuidados de higienização e manutenção da prótese.

É necessário também, para aumentar a vida útil da prótese, visitas regulares definidas pelo dentista para manutenção e acompanhamento, com a troca das suas borrachas de retenção, o que vai garantir uma estabilidade adequada.

Conclusão

Um bom planejamento por um profissional experiente irá determinar a época mais adequada para se iniciar a reabilitação na melhor idade possível para o paciente, favorecendo a estética e o desenvolvimento social.

É necessário realizar uma consulta de avaliação para planejamento dos procedimentos necessários para o tratamento de cada paciente. Pode agendar sua consulta de avaliação pelo Whatsapp (21) 99414-9363, ligando para o nosso telefone (21) 3258-9580 ou pelo site www.cesbsaudebucal.com.

CLIQUE AQUI ​que entramos em contato com você.

Deixe-nos seu comentário e/ou dúvidas que teremos o maior prazer em ajudar. Compartilhe esta ideia.

Não deixe de consultar o seu dentista, que é o mais preparado para orientar.

Receba nossas
Novidades
Leia antecipadamente nossos artigos sobre saúde bucal.
ASSINAR
close-link
>
%d blogueiros gostam disto: