O que é Prótese Dentária?

Especialidades

prótese fixa

O que é prótese dentária?

Prótese dentária é a especialidade da odontologia que tem como objetivo a reconstrução dos dentes parcialmente destruídos ou a reposição de dentes ausentes visando ao paciente a função, a saúde, o conforto e a estética.

As próteses podem ser removíveis ou fixas repondo um único dente, parciais ou total e podem ser apoiadas em raízes, dentes, implantes ou na gengiva. O material utilizado para a confecção das próteses pode variar podendo ser: metal, resina, cerômero, metalo-cerâmica ou porcelana.

Tem a finalidade de melhorar a fala, mastigação além de proporcionar uma melhor estética e harmonia através da correção dos problemas causados pela falta de dentes,  muito desgastados ou mal posicionados.

Tipos de próteses mais comuns:

Os tratamentos restauradores mais comuns são:

  • Prótese tipo Protocolo
Protese Protocolo

Prótese protocolo superior

Uma prótese tipo protocolo é uma prótese dentária implante-suportada que está apoiada e fixada aos implantes (dentadura fixa). Normalmente são utilizada em torno de 6 implantes planejados para distribuir as forças da mastigação pela maxila ou mandíbula.

Este tipo de prótese fornece um bom suporte para lábios e bochechas e não pode ser removida pelo paciente proporcionando uma maior estabilidade e sensação de conforto. 

sobredentadura

Overdenture inferior

Uma overdenture (sobredentadura) é uma dentadura implante-suportada, ou seja, é suportada e retida pelos implantes, a overdenture tem os acessórios especiais que a prende no acessório dos implantes e possibilita que o paciente possa remover para higienização.

Overdentures geralmente são feitas para a mandíbula inferior porque dentaduras convencionais tendem a ser menos estável nesta região.

  • Prótese Parcial Fixa
Ponte (Prótese fixa)

Prótese parcial fixa

Uma ponte é usada para repor uma área edêntula (espaço onde os dentes foram perdidos por cáries ou trauma), geralmente conectado a restaurações fixas em dentes adjacentes. Os dentes usados para apoiar a ponte são chamados de pilares. A parte da ponte que substitui um dente ausente e une os pilares é conhecida como um “pôntico”. Para vários dentes perdidos, alguns casos podem ter vários pônticos.

  • Prótese Parcial Removível
Roach

Prótese parcial removível

Este tipo de prótese dentária é referido como uma prótese parcial removível porque os pacientes podem removê-la e reinseri-la quando necessário sem ajuda profissional. Os dentes de substituição em uma prótese parcial são geralmente ligados a uma base em resina que está conectado à estrutura metálica que manterá a dentadura no lugar quando colocada dentro da boca do paciente. As próteses parciais removíveis são eficazes, não apenas para preencher as lacunas criadas por falta de dentes, mas também impedem que os dentes naturais remanescentes se afastem da posição

  • Prótese Total
Dentadura

Prótese Total

Prótese total ou dentadura são dispositivos protéticos construídos para substituir dentes perdidos. Elas são suportados pelos tecidos moles e duros circundantes da cavidade oral. As próteses convencionais são removíveis.

  • Coroas e Facetas
Faceta

Faceta em porcelana

Uma coroa é um tipo de restauração dental que cobre ou circunda um dente ou implante dentário, podem ser feitas a partir de muitos materiais, que normalmente são fabricados usando métodos indiretos. Coroas são muitas vezes necessárias quando uma grande cavidade ameaça a saúde de um dente, são frequentemente usadas para melhorar a força ou a aparência dos dentes.

A faceta dental é uma camada de material colocado sobre um dente anterior para melhorar a estética de um sorriso ou proteger a superfície do dente de danos.

Conclusão

Abordamos neste post introdutório alguns tratamentos que o especialista em prótese dentária pode oferecer para a reabilitação e o bem-estar do paciente. Em posts futuros serão abordados estes e outros temas em detalhes.

Se você gostou e quer saber mais sobre esse ou outros assuntos, deixe seu comentário aqui em embaixo que abordaremos num post futuro.

Compartilhe também suas dúvidas e sugestões. Não deixe de conferir outros conteúdos aqui no blog.

Receba nossas
Novidades
Leia antecipadamente nossos artigos sobre saúde bucal.
ASSINAR
close-link
>
%d blogueiros gostam disto: