O que é Periodontia?

Especialidades

Periodontia

O que é Periodontia?

Periodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças dos tecidos de suporte e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e osso).

Consulta ao periodontista

Durante a primeira visita, o periodontista geralmente revisa as histórias médicas e odontológicas completas do paciente. É extremamente importante para o periodontista saber se alguma medicação está sendo tomada ou se o paciente está sendo tratado por qualquer condição que possa afetar o tratamento periodontal, como doenças cardíacas, diabetes ou gravidez.

sondagem periodontal

Sondagem periodontal

O periodontista examina as gengivas, verifica se há alguma recessão do nível da gengiva e verifica os dentes para ver se algum tem mobilidade. O periodontista também tomará um pequeno instrumento de medição chamado sonda milimetrada e medirá a profundidade dos espaços entre o dente e a gengiva, conhecidos como bolsas periodontais. Isso ajuda o periodontista a avaliar a saúde das gengivas. Raios-X também são utilizados para observar a condição do osso.

Na gengivite a inflamação está localizada somente na gengiva. As doenças periodontais podem causar reabsorção do osso de suporte ao redor do dente levando a mobilidade dentária e até a perda do dente. As doenças periodontais são preveníveis com uma cuidadosa higienização, tratamento regular profissional e acompanhamento.

Retração gengival

Retração gengival

Existem diversos tratamentos para as doenças periodontais, desde controle da placa bacteriana até técnicas cirúrgicas. A raspagem é tipicamente o primeiro passo no tratamento e controle das bactérias e toxinas que causam a doença. Terapia medicamentosa em conjunto com as raspagens podem ser recomendadas.

Quem deve ir a um Periodontista?

Doença Periodontal

Doença Periodontal

Os procedimentos básicos de alguns pacientes podem ser administrados pelo dentista geral. No entanto, à medida que mais e mais pacientes estão exibindo sinais de doença periodontal, juntamente com pesquisas que sugerem uma relação entre a doença periodontal e outras doenças crônicas do envelhecimento, tratamento periodontal pode exigir uma maior compreensão e maior nível de especialização.

Os pacientes que apresentam níveis moderados ou graves de doença periodontal, ou pacientes com casos mais complexos, serão melhor acompanhados por um o periodontista.

É importante acompanhamento profissional regular porque se não, sem tratamento a doença periodontal aumenta em gravidade. Para manter sua gengiva sadia, nós podemos recomendar consultas mais frequentes. Você é um indivíduo, portanto, seu tratamento também é único, necessitando de planos de ação específicos para obter e manter a saúde periodontal.

Conclusão

Abordamos neste post introdutório alguns tratamentos que o especialista em periodontia pode oferecer para a manutenção da saúde periodontal e o bem-estar do paciente. Em posts futuros serão abordados estes e outros temas em detalhes.

Se você gostou e quer saber mais sobre esse ou outros assuntos, deixe seu comentário aqui em embaixo que abordaremos num post futuro.

Compartilhe também suas dúvidas e sugestões. Não deixe de conferir outros conteúdos aqui no blog.

Receba nossas
Novidades
Leia antecipadamente nossos artigos sobre saúde bucal.
ASSINAR
close-link
>
%d blogueiros gostam disto: