O que é Ortodontia?

Especialidades

braquete ortodôntico

O que é Ortodontia?

Ortodontia é a especialidade da odontologia que diagnostica, previne e corrige o mau posicionamento dentário (maloclusão) e deformidades faciais para obter e manter relações oclusais normais em harmonia funcional, estética e fisiológica com as estruturas faciais.

braquetes estéticos

Braquetes porcelena

O que é Maloclusão?

Maloclusão dentária

Paciente com mordida aberta

Maloclusão seria uma relação de contato incorreta entre os dentes superiores e/ou inferiores, tais como, dentes tortos e desarmonia entre as arcadas. Estes problemas podem facilitar o aparecimento de cáries, doenças periodontais, desgaste acelerado dos dentes, problemas na mastigação, alterações na fala, dor na ATM, dores de cabeça.

As deformidades faciais necessitam de um tratamento conjunto com cirurgia, corrigindo desarmonias e assimetrias. Podem ter origens hereditária, hábito de chupar dedo, chupeta, perda precoce de dentes decíduos, entre outros fatores.

Diagnóstico e plano de tratamento

Modelo de estudo ortodôntico

Modelo de estudo ortodôntico

Somente o ortodontista, após um diagnóstico com o histórico médico, dentário e radiográfico, fotos e modelos em gesso, poderá definir e planejar o tipo de tratamento necessário, podendo ser aparelhagem fixa (metálico ou porcelana) ou móvel.

No diagnóstico e planejamento do tratamento, o ortodontista deve:

  • reconhecer as diversas características de uma má oclusão ou deformidade dentofacial;
  • definir a natureza do problema, incluindo a etiologia, se possível;
  • conceber uma estratégia de tratamento baseada nas necessidades e desejos específicos do indivíduo;
  • apresentar a estratégia de tratamento ao paciente de tal forma que o paciente compreenda completamente as ramificações de sua decisão.

Tipos de aparelhos ortodônticos

braquete metalico e porcelana

Tipos de braquetes ortodônticos

Aparelhos dentários são dispositivos usados em ortodontia para alinhar e endireitar os dentes em relação a oclusão (mordida) de uma pessoa. Eles são usados para corrigir maloclusões, como sobremordidas, mordidas abertas, mordidas profundas, mordidas cruzadas, dentes tortos. Os braquetes podem ser metálicos ou estéticos.

Aparelhos dentários são frequentemente utilizados em conjunto com outros aparelhos ortodônticos para ajudar de forma auxiliar na correção de outras deficiências.

Os braquetes tradicionais metálicos são de aço inoxidável, são o tipo o mais comum de braquetes. Estes braquetes têm um suporte onde elásticos prendem o arco ortodôntico ao aparelho.

Braquetes estéticos servem como uma alternativa aos braquetes metálicos, misturando-se mais com a cor natural dos dentes, deixando-os menos visíveis. Normalmente estes suportes são feitos de porcelana ou resina e funcionam de forma semelhante aos braquetes metálicos. Elásticos claros e arcos estéticos estão disponíveis para serem usados para ajudar a manter os aparelhos menos visíveis.

Conclusão

Abordamos neste post introdutório algumas das informações básicas que o especialista em ortodontia utiliza para oferecer o melhor tratamento e bem-estar ao paciente. Em posts futuros serão abordados estes e outros temas em detalhes.

Se você gostou e quer saber mais sobre esse ou outros assuntos, deixe seu comentário aqui em embaixo que abordaremos num post futuro.

Compartilhe também suas dúvidas e sugestões. Não deixe de conferir outros conteúdos aqui no blog.

Receba nossas
Novidades
Leia antecipadamente nossos artigos sobre saúde bucal.
ASSINAR
close-link
>
%d blogueiros gostam disto: