O que é Endodontia?

Especialidades

Tratamento de canal

O que é Endodontia?

Endodontia é a especialidade que tem como objetivo a preservação do dente por meio do diagnóstico preservação e tratamento das alterações da polpa.

Rx de tratamento de canal

Raio-X de dente tratado endodonticamente

Tratamento endodôntico ou tratamento de canal, como é mais conhecido, é um dos tratamentos mais comumente realizados pelo endodontista, permitindo a você preservar este dente que de outra forma seria extraído, tendo, então, o nervo e todo o conteúdo da polpa removido e o local obturado. Outros tratamentos realizados são: tratamento de trauma dental, tratamento de dentes rachados, retratamento endodôntico e cirurgias.

Após o tratamento de canal, o dente usualmente precisará de um tratamento restaurador, como uma restauração em resina, bloco ou coroa para protegê-lo.

Polpa dentária

polpa dentária

Polpa dentária

Dentro de cada dente existe a polpa dentária que se estende por condutos físicos por todo o dente até a ponta da raiz. A polpa traz os nutrientes e inerva o dente, constituída por tecido nervos, vasos sanguíneos e outras células). Quando o dente sofre um trauma ou está com alguma cárie profunda, está polpa pode ficar comprometida, causando infecção, dor, abscesso, alteração de cor e outras complicações.

Tratamento endodôntico

O tratamento endodôntico ou tratamento de canal é uma sequência de tratamento para a polpa infectada de um dente que resulta na eliminação da infecção e no selamento do dente descontaminado de futura contaminação microbiana.

tratamento de de canal

Tratamento endodôntico

A terapia endodôntica resulta na remoção da polpa dentária, instrumentação, limpeza e descontaminação dos canais radiculares com pequenos instrumentos chamados de limas endodônticas e soluções de irrigação para limpeza. Por fim faz-se a obturação (preenchimento) dos canais descontaminados. A obturação dos canais limpos e descontaminados é feito com um material inerte (gutapercha) e tipicamente um cimento.

Conclusão

Abordamos neste post introdutório alguns tratamentos que o endodontista pode oferecer na recuperação de dentes, que antigamente acabariam sendo extraídos, em busca de um bem-estar ao paciente. Em posts futuros serão abordados estes e outros temas em detalhes.

Se você gostou e quer saber mais sobre esse ou outros assuntos, deixe seu comentário aqui em embaixo que abordaremos num post futuro.

Compartilhe também suas dúvidas e sugestões. Não deixe de conferir outros conteúdos aqui no blog.

Receba nossas
Novidades
Leia antecipadamente nossos artigos sobre saúde bucal.
ASSINAR
close-link
>

​Olá! Somos a CESB - Saúde Bucal

​Venha nos conhecer e realizar seu tratamento conosco

%d blogueiros gostam disto: