O que é Cirurgia Bucomaxilofacial?

Especialidades

Cirurgia BucoMaxiloFacial

O que é Cirurgia Bucomaxilofacial?

Cirurgia Bucomaxilofacial é a especialidade da odontologia que trata cirurgicamente de doenças na cavidade bucal, face ou pescoço, em casos de traumatismos, deformidades faciais, alterações de desenvolvimento (prognatismo e micrognatismo).

A face, por ser uma das partes do nosso corpo de alta complexidade, há um profissional especializado em diagnosticar e tratar. Por exemplo, quando o paciente sofre um trauma na face ocasionando alguma fratura em decorrência de algum acidente automotivo, esportivo, o profissional responsável que irá tratar e acompanhar o paciente é justamente o cirurgião bucomaxilofacial.

Abaixo temos algumas outras situações que o cirurgião bucomaxilofacial trata com excelência.

Procedimentos cirúrgicos

Os tratamentos podem ser realizados no complexo craniomaxilofacial: boca, mandíbulas, face, pescoço e crânio, e incluem:

Cirurgia dento-alveolar (cirurgia para remoção de dentes impactados, extrações de dentes difíceis, extrações em pacientes medicamente comprometidos, enxerto ósseo ou cirurgia pré-protética para proporcionar melhor anatomia para a colocação de implantes, próteses dentárias ou outras próteses dentárias)

Cirurgia corretiva da maxila / mandíbula (cirurgia ortognática); correção cirúrgica de assimetria facial.

Traumatismo de tecidos moles e duros da região oral e maxilofacial (fraturas de mandíbula, fraturas ósseas da bochecha, fraturas nasais, fratura de LeFort e fraturas de crânio)

Em consultórios podem ser realizadas as cirurgias menores, sob anestesia local, como por exemplo, exodontias de dentes inclusos, lesões periapicais, implantes dentários, aumento de volume na gengiva, correções cirúrgicas para adaptação de próteses.

Em ambiente hospitalar são realizadas as cirurgias de grande porte sob anestesia geral, tais como, cirurgia ortognática, fraturas faciais e grandes tumores.

Dente do Siso

dentes do siso impactados

Dentes do siso impactados

O dente do siso geralmente erupciona entre o final da adolescência e o início da vida adulta, entre os 16 e 20 anos de idade. É o equivalente ao terceiro molar e último dente a nascer.

dente siso com pericoronarite

Dente do siso com pericoronarite

Como são os últimos dentes permanentes a aparecer, muita das vezes ocorre falta de espaço para um correto posicionamento na arcada. Isso pode fazer com que o dente do siso fique incluso (preso embaixo do osso) ou impactado (preso total ou parcialmente embaixo da gengiva), podendo causar inchaço, dor e infecção local.

Recomenda-se que as pessoas entre 16 e 19 anos tenham seus dentes do siso avaliados para verificar se precisam ser extraídos, pois nessa idade as raízes ainda não estão totalmente desenvolvidas, causando menos complicações para serem removidos, sendo uma extração mais simples.

Conclusão

Pensar em realizar alguma cirurgia na boca e/ou face é sempre assustador para a maioria dos pacientes, mas graças a esses profissionais especializados e técnicas cada vez menos invasivas tem proporcionado um maior conforto tanto durante o procedimento quanto no pós-cirúrgico. Possibilitando uma recuperação e retorno as atividades normais num prazo menor.

Abordamos neste post introdutório a importância e alguns tratamentos que o cirurgião bucomaxilofacial pode oferecer para a manutenção da saúde e bem-estar do paciente. Em posts futuros serão abordados estes e outros temas em detalhes.

Se você gostou e quer saber mais sobre esse ou outros assuntos, deixe seu comentário aqui em embaixo que abordaremos num post futuro.

Compartilhe também suas dúvidas e sugestões. Não deixe de conferir outros conteúdos aqui no blog.

Receba nossas
Novidades
Leia antecipadamente nossos artigos sobre saúde bucal.
ASSINAR
close-link
>
%d blogueiros gostam disto: